Um dos maiores filósofos e pensadores da condição humana e do Universo. Traduzido pela primeira vez em língua portuguesa.
A exploração da Ciência e da sua História, sem dogmas ou tabus, por um dos grandes nomes da Biologia. Chegou uma nova era científica.
O maior mistério do nosso tempo, a consciência, é analisado por uma das mais criativas investigadoras da atualidade.
Um dos maiores filósofos e pensadores da condição humana e do Universo. Traduzido pela primeira vez em língua portuguesa.
A exploração da Ciência e da sua História, sem dogmas ou tabus, por um dos grandes nomes da Biologia. Chegou uma nova era científica.
O maior mistério do nosso tempo, a consciência, é analisado por uma das mais criativas investigadoras da atualidade.
Alan Watts nasceu a 6 de Janeiro de 1915 numa zona rural perto de Londres, Inglaterra. Logo na sua infância era fascinado pela arte, literatura e filosofia asiática (os alunos da sua mãe eram filhos de missionários na Ásia). Os seus pais reconheceram a sua natureza brilhante e inquiridora e encorajaram Alan a escrever. O seu pai, um homem de negócios, traria Alan para a Loja Budista em Londres onde, ainda adolescente, Alan se tornou editor da revista da loja, The Middle Way. Em 1932 produziu o seu primeiro folheto, An Outline of Zen Buddhism, um resumo baseado nos escritos Zen de Daisetsu T. Suzuki. Em 1938 mudou-se para os Estados Unidos para estudar Zen em Nova Iorque, onde logo começou a dar aulas em livrarias e cafés.
No ano de 1940 publicou The Meaning of Happiness, um livro baseado nas suas conversas. Ironicamente, o livro foi publicado na véspera da Segunda Guerra Mundial. Após um breve período em Nova Iorque, mudou-se para Chicago e inscreveu-se no Seabury-Western Theological Seminary, aprofundando o seu interesse pela teologia mística. Alan foi ordenado padre episcopal em 1944, mas na Primavera de 1950, o tempo de Alan como padre tinha corrido o seu curso, deixou a Igreja e Chicago para o norte do estado de Nova Iorque. Instalou-se numa pequena quinta nos arredores de Millbrook e começou a escrever um dos seus maiores sucessos; The Wisdom of Insecurity: A message for an age of anxiety.
No início de 1951, Alan mudou-se para São Francisco, onde, a convite do Dr. Frederic Spiegelberg, começou a ensinar budismo na Academia Americana de Estudos Asiáticos (que mais tarde se tornou o Instituto de Estudos Integrais da Califórnia). Atraindo uma grande multidão, as suas aulas na Academia logo floresceram em palestras noturnas abertas ao público e derramadas por cafés locais frequentados por poetas e escritores “Beat”.
A carreira de Alan continuou a subir de rumo, em 1953 aceitou uma vaga de sábado à noite na estação de rádio KPFA de Berkeley. Nesse ano começou uma série de emissão intitulada “The Great Books of Asia”, seguida em 1956 por “Way Beyond the West” – que provou ser bastante popular entre o público da Bay Area. Reproduzido nas manhãs de domingo, o programa foi transmitido mais tarde no KPFK em Los Angeles, dando início à série de rádio pública mais longa na história – quase 60 anos.
Em meados dos anos cinquenta estava em curso um “boom Zen” quando os intelectuais “Beat” de São Francisco e Nova Iorque começaram a celebrar e a assimilar as qualidades esotéricas da religião oriental, que mais tarde emergiu como “a contracultura” dos anos sessenta. Em 1966, na sequência da publicação do seu livro “The Book : On The Tabu Against Knowing who you Are”, que foi um sucesso, Alan recebeu pedidos de comparência para palestras em faculdades dos EUA, tendo também realizado seminários em “centros de crescimento” por todo o país, como, por exemplo, no famoso Esalen Institute of Big Sur, na Califórnia. As transmissões das suas palestras continuaram na KPFA e KPFK, e espalharam-se para leste na WBAI em Nova Iorque e na WBUR em Boston. Os espetáculos semanais atraíram uma vasta audiência e Alan tornou-se uma figura importante no movimento da contracultura.
À medida que o movimento ganhava força, a área da Baía de São Francisco tornou-se um foco de política radical e um ponto focal de interesse sobre as ideias de “iluminação” e “libertação” do Extremo Oriente. O crescente movimento uniu ativistas de direitos civis, manifestantes anti guerra e membros do movimento da Liberdade de Expressão atraindo milhares de jovens para a Área da Baía em 1967. Depois da sua agitada atuação “Zenefit” para o Centro Zen de São Francisco e de um celebrado artigo sobre “Mudanças” no jornal alternativo Oracle, Alan cedo se tornou reconhecido como uma figura de proa espiritual do movimento revolucionário.
No final dos anos sessenta Alan vivia num ferryboat em Sausalito, numa comunidade de boémios, artistas e outros renegados culturais à beira-mar. O ferryboat de Alan depressa se tornou um destino tão popular que, para manter o foco na sua escrita, mudou-se para uma cabana nas encostas próximas do Monte Tamalpais e tornou-se parte da comunidade artística de Druid Heights no final dos anos sessenta.
Continuando a viajar em turnês de conferências no início dos anos setenta, Alan foi cada vez mais atraído pela vida na montanha, onde escreveu as suas revistas de montanha (mais tarde publicadas como Cloud Hidden, Whereabout Unknown), a sua monografia “The Art of Contemplation”, autobiografia “In My Own Way” e onde escreveu o seu livro final, “Tao: The Watercourse Way”. Contudo, pouco depois de regressar de um turbilhão de conferências que o levou pelos Estados Unidos, Canadá e Europa, Alan faleceu durante o sono, a 16 de Novembro de 1973, na montanha que ele amava.
Da vida na montanha, escreveu :
“Fiquei cheio daquela estranha sensação a que os japoneses chamam yugen: ver gansos selvagens voarem escondidos nas nuvens; ver um navio a desaparecer atrás da ilha distante. Sinto que, em certo sentido, vivi nesta montanha as experiências, os encontros, as despedidas, o cheiro da comida, o vaguear pelas árvores, o encontro de místicos errantes nos caminhos sinuosos para o cume, sendo tudo uma parte fundamental e básica da minha folhagem, que num certo sentido da palavra “eu”, eles o são. Quando fecho os olhos, vejo ténues imagens de luz através das folhas, das cabanas, dos seus interiores, cheios de penduras astecas, taças de canto, guizos de oração, arte oriental, roupa, instrumentos e mobiliário estranho. Existem lugares que parecem, através de um emergente coletivo de alegria criativa, encontrar o seu caminho para um lugar fora do tempo, e, desse lugar, enviar ondas que se propagam contra as margens do nosso ser, do aqui e agora”.
– Alan Watts
O lançamento deste moderno clássico, “A Sabedoria da Insegurança”, traz-nos até nós uma mensagem que continua tão atual e necessária como na época do seu lançamento em 1951.
Passamos demasiado tempo a tentar antecipar e planear o Futuro; demasiado tempo a lamentar o Passado.
Os melhores momentos das nossas vidas são repetidamente ignorados pela pressão que criamos em antecipar o momento seguinte, que tem forçosamente, ser sempre melhor que o momento presente.
Através do milenar conhecimento Oriental, Alan Watts mostra-nos que ao reconhecermos o que não sabemos e o que nunca poderemos saber, nesse local, podemos encontrar algo que realmente faça sentido saber.
Opinião de Leitores